CÂNCER DE LARINGE

Tumor maligno que atinge órgãos da voz e da respiração. Pode atingir os linfonodos do pescoço e outros órgãos como o pulmão.

PRINCIPAIS SINTOMAS: Rouquidão, dor e dificuldade para engolir, sensação de “espinho” na garganta, dor de ouvido, sangramento ao tossir, falta de ar.

 FATORES DE RISCO: Principal é o cigarro. Outros: alcoolismo, inflamação crônica da laringe relacionada a refluxo, exposição a alguns agentes ocupacionais, infecção por HPV, hábitos alimentares pobres em frutas e verduras.

TRATAMENTO: Em fases iniciais o tratamento consiste em cirurgia ou radioterapia. Em fases avançadas o tratamento consiste em cirurgia seguido de radioterapia concomitante ou não a quimioterapia. Em alguns casos pode estar indicada a preservação do órgão sendo indicado quimioterapia e radioterapia. Nos casos avançados no qual seja necessária a retirada do órgão da voz por inteiro, é fundamental a abordagem da fonoaudióloga para reabilitação e readaptação, seja através de manobras ou através do uso de próteses ou aparelhos.

Voltar

Powered by themekiller.com anime4online.com animextoon.com apk4phone.com