O QUE CAUSA O CÂNCER DE CABEÇA E PESCOÇO

  • Tabaco: O tabagismo é o principal fator isolado que causa o câncer de cabeça e pescoço. Todos os tipos de cigarro, chrarutos e cachimbo podem causar câncer. Parar de fumar é uma medida fundamental para reduzir o risco de se desenvolver o câncer de cabeça e pescoço.
  • Álcool: Assim como em outros tipos de câncer, o consumo frequente de álcool é um fator que aumenta o risco de aparecimento destes tumores, principalmente quando associado ao cigarro.
  • Infecções virais pelo vírus do papiloma humano (HPV): O HPV é um vírus transmitido principalmente pelas relações sexuais, podendo causar lesões na vagina, no pênis, no ânus, vulva, colo de útero, cavidade oral e orofaringe. Em alguns casos, essa lesão pode estar presente também na pele, nas cordas vocais (laringe) e no esôfago. Há vários tipos de HPV, sendo que somente os de alto risco podem causar câncer. Na cabeça e pescoço o subtipo HPV16 é o mais frequentemente encontrado e pode estar associado principalmente ao câncer na orofaringe (garganta), em especial aos tumores da amígdala.
  • Infecções do vírus de Epstein-Barr (EBV): Pode causar uma doença chamada mononucleose infecciosa: uma manifestação do vírus transmitida por contato com outras salivas, sendo assim, podendo, portanto, ser transmitida pelo beijo. Em sua manifestação aguda, pode causar febre, dor de garganta, mal-estar e fadiga. É fator de risco para o desenvolvimento de carcinomas da nasofaringe, além de outros tipos de tumores, como linfomas.
  • Bebidas Quentes: O consumo diário e prolongado de bebidas tradicionalmente servidas em temperaturas muito alta (como o mate) aumentam o risco de câncer de boca e orofaringe – assim como o câncer de esôfago.
  • Exposição excessiva ao sol: A exposição excessiva ao sol é a grande responsável pelo aparecimento do câncer de lábio e da pele na região da cabeça e pescoço.
  • Exposição Ocupacional: Ocorre principalmente durante o trabalho, sendo alguns exemplos: poeira de madeira, poeira de têxteis, pó de níquel, colas, formaldeído, agrotóxicos, amianto, sílica, benzeno, produtos radioativos, dentre outros.
  • Saúde oral precária: pode aumentar o risco de câncer de boca.

Dieta: alguns estudos mostram que dieta rica em carne, principalmente defumada e salgada podem aumentar o risco de câncer de boca. Por outro lado, uma dieta rica em caroteno, frutas cítricas e verduras reduz o risco.

Voltar

Powered by themekiller.com anime4online.com animextoon.com apk4phone.com