Cuidar da saúde também é ser exigente com as informações sobre o tema. Se no passado, dados sem base científica eram espalhados de boca em boca, hoje esse processo ganhou uma amplitude ainda maior e, portanto, mais perigosa, com as redes sociais e as fakes news.
Quando o assunto for a sua saúde, antes de tomar qualquer decisão com base em algo que ouviu falar ou veio por meio de sua rede social, tenha o cuidado de verificar se a fonte é confiável. Na dúvida, sempre converse com seu médico.
Em relação ao câncer de cabeça e pescoço – tumores que atingem a cavidade oral, seios da face, laringe, faringe, tireoide – reunimos aqui alguns mitos e verdades sobre o tema para esclarecer suas dúvidas.
Se tenho uma lesão da boca que não dói, posso ficar despreocupado em relação a câncer de boca.
MITO. O câncer de boca no início, na maioria das vezes, é assintomático e não apresenta dor. Se perceber feridas na boca, assim como rouquidão ou inflamações, que persistem por mais de três semanas sem melhora é importante buscara avaliação de um médico ou dentista.
Com as campanhas de conscientização contra o tabagismo, caiu o número de fumantes e, consequentemente, a incidência desse tipo de câncer.
MITO. Apesar do tabagismo ser, de fato, um dos principais fatores de risco para câncer de cabeça e pescoço, a diminuição do número de fumantes não reverteu em queda na incidência da doença. Isso porque aumentou o número de casos relacionados a outro fator de risco da doença – a infecção pelo papilomavírus humano (HPV) associada a sexo oral sem proteção. Com isso, aumentou o volume de pacientes acometidos por câncer de cabeça e pescoço, mesmo entre os que nunca fumaram.
O consumo de tabaco associado a bebidas alcoólicas potencializa ainda mais o risco de desenvolver câncer de cabeça e pescoço.
VERDADE. A associação dos hábitos de beber e fumar multiplica em até 20 vezes a chance de uma pessoa saudável desenvolver algum tipo de câncer de cabeça e pescoço.
Uma dieta rica em carne vermelha pode aumentar o risco para desenvolvimento de câncer na região da cabeça e do pescoço.
VERDADE. Consumir todos os dias carne vermelha em grandes quantidades pode predispor a um tumor na boca ou na garganta. A carne preparada como churrasco constitui risco ainda maior devido aos elementos carcinogênicos do carvão. Você não precisa excluir totalmente a carne de seu cardápio, mas diminuir o consumo para no máximo duas ou três vezes por semana é recomendável, assim como variar o preparo.
No caso de câncer de laringe em que for necessária a retirada cirúrgica do órgão, o paciente perderá a capacidade de falar.
MITO. Na realidade, mesmo sem a laringe, o paciente pode conseguir se comunicar por meio de outros mecanismos ao passar por reabilitação com fonoaudiólogo. Entre os recursos que podem ser utilizados estão a prótese traqueosofágica e a eletrolaringe. Além disso, há pacientes que aprendem a usar a voz esofágica, técnica em que o som é produzido pelo esôfago.
Consumir frutas e verduras pode ser fator de proteção para o câncer de cabeça e pescoço.
VERDADE. Ao inserir frutas cítricas e vegetais verdes na dieta, você contribui para aumentar a proteção em relação a diversos tipos de câncer, inclusive os de cabeça e pescoço. O mesmo benefício vale para as bebidas naturais, como chá verde, açafrão e própolis, devido à presença de antioxidantes, componentes capazes de evitar a formação de lesões e tumores nas células.
Próteses dentárias podem causar câncer de boca.
MITO. O uso correto de próteses dentárias não provoca câncer de boca. O que pode acontecer é de uma prótese mal ajustada machucar a boca e causar um trauma crônico e essa lesão predispor ao desenvolvimento de câncer. É fundamental que a prótese esteja confortavelmente ajustada à boca e que os cuidados com a higiene recomendados pelo dentista sejam seguidos.
O câncer de cabeça e pescoço é uma doença exclusivamente masculina?
MITO. A predominância de tumores de cabeça e pescoço em homens já foi verdade no passado. Comparativamente as mulheres, eles representavam 90% dos casos. Mas o cenário mudou totalmente com o aumento do tabagismo entre as mulheres e a maior incidência de câncer de tireoide, causado pelas variações hormonais mais presentes no organismo feminino. Hoje podemos dizer que a incidência desses tumores entre homens e mulheres têm a mesma proporção.
Todo nódulo na tireoide é câncer.
MITO. Cerca de 95% dos nódulos que aparecem na tireoide são benignos. Apesar disso, é importante que o nódulo seja avaliado pelo especialista para excluir a possibilidade de câncer.
Hipotireoidismo e hipertireoidismo podem causar câncer de tireoide?
MITO. Condições da glândula tireoide como hipertireoidismo (produção em excesso de hormônios) e hipotireoidismo (queda no nível de hormônios produzidos) não têm associação com o câncer de tireoide.