Esse ano, no mundo, mais de 1,5 milhão de pessoas vão receber o diagnóstico de um câncer de cabeça e pescoço. Esses dados são uma estimativa da Organização Mundial da Saúde (OMS-Globocan 2020). O câncer de cabeça e pescoço agrupa os tumores que se desenvolvem na face, fossas nasais, seios paranasais, boca, lábio, faringe, laringe, tireoide, glândulas salivares, tecidos moles do pescoço e paratireoide.
Boa parte desses diagnósticos ocorrem em razão de alguns hábitos de vida que são prejudiciais à saúde e, para se ter uma ideia, cerca de 40% dos casos de câncer de cabeça e pescoço poderiam ser evitados com a mudança desses hábitos, já que os principais fatores de risco para o desenvolvimento da doença são o tabagismo, o consumo excessivo de bebidas alcoólicas e a infecção pelo HPV – Papilomavirus Humano.
De acordo com dados do INCA – Instituto Nacional do Câncer, 80% dos diagnósticos da doença acontecem em fumantes ou ex-fumantes e o consumo de bebida alcoólicas está presente em 50% dos casos.
Quais atitudes devo tomar para prevenir o câncer de cabeça e pescoço?
1 – Não consumir nenhum produto derivado do tabaco (cigarro, narguilé, cachimbo, charuto, cigarro de palha entre outros)
2 – Não consumir bebida alcoólica em excesso
3 – Vacinar contra o Papilomavírus Humano – HPV, infecção transmitida durante a relação sexual, inclusive oral. O HPV é um dos principais fatores de risco para o desenvolvimento do câncer de cabeça e pescoço, principalmente de orofaringe. A prevenção começa na infância com a vacina tetravalente contra o HPV que previne alguns tipos de vírus que causam a infecção. A vacina está disponível gratuitamente nos postos de saúde para meninas entre 9 e 14 anos e meninos entre 11 e 14 anos; e homens imunossuprimidos de 9 a 26 anos e mulheres de 9 a 45 anos.
4 – Adotar uma dieta equilibrada rica em frutas, verduras, legumes, fibras e cereais.
5 – Manter o peso adequado e praticar atividade física regularmente
6 – Usar preservativo durante a relação sexual
7 – Não se expor ao sol sem protetor solar, inclusive nos lábios
8 – Conhecer e estar atento aos possíveis sintomas e procurar avaliação médica em caso de suspeita, pois o diagnóstico precoce aumenta as chances de sucesso no tratamento.