top of page

7 fatos sobre o câncer de boca

O câncer de boca, também conhecido como câncer da cavidade oral, é um tipo de câncer que pode ser prevenido, pois alguns dos principais fatores de risco estão relacionados a hábitos de vida.




Confira os 7 fatos sobre a doença que você precisa saber. E não esqueça, a avaliação bucal realizada por um dentista, no mínimo uma vez ao ano, é fundamental para manter a saúde.


7 FATOS SOBRE O CÂNCER DE BOCA


1 - O câncer de boca é aquele que pode se desenvolver no revestimento interno (mucosa), nas gengivas, na língua, no soalho bucal, no palato (céu da boca) e na área atrás dos dentes do siso.


2 - Em 2022, o Brasil deve registrar 15 mil novos casos de câncer de boca de acordo com dados do Instituto Nacional de Câncer (Inca).


3 - O câncer de boca é um dos mais incidentes no Brasil, principalmente em homens


4 - O tabagismo em todas as suas formas (cigarro, charuto, cachimbo, fumo de rolo, rapé e narguilé) é o principal fator de risco para o desenvolvimento do câncer de boca. Os fumantes têm cerca de cinco vezes mais chances de desenvolver a doença do que os não fumantes.


5 - O consumo excessivo de bebidas alcoólicas também é um fator de risco importante para o câncer de boca. O risco é seis vezes maior para quem bebe do que para quem não bebe. Se associado ao tabagismo, o risco é multiplicado.


6 - A infecção pelo papilomavírus humano (HPV) que é transmitido pelo contato sexual sem proteção, inclusive no sexo oral, é outro fator de risco para o câncer de boca


7 – Em estágios iniciais o câncer de boca costuma não apresentar sintomas. Com a evolução da doença, podem surgir lesões não dolorosas persistentes por mais de 15 dias, placas vermelhas ou esbranquiçadas na língua, nas gengivas, no céu da boca e na mucosa, nódulos no pescoço, rouquidão persistente, dificuldade de mastigação, deglutição ou fala. Ao perceber qualquer uma dessas alterações, procure avaliação médica ou de um dentista.

bottom of page