top of page

Acupuntura reduz quadro de boca seca após radioterapia, aponta estudo

gbcpcomunicacao

O uso de acupuntura real, que é como os autores denominam a radioterapia padrão, reduz a xerostomia crônica (baixa produção de saliva, popularmente conhecida como boca seca) induzida por radiação e leva à melhoria da qualidade de vida.


Podcast Conexão Cabeça e Pescoço

A conclusão dos pesquisadores de estudo norte-americano, multicêntrico, publicado na revista JAMA, é que a acupuntura real - comparada com a acupuntura falsa ou a higiene oral padrão - foi mais eficaz no tratamento da xerostomia crônica induzida por radiação no período de um ou mais anos após o término da radioterapia. O estudo Acupuncture for Chronic Radiation-Induced Xerostomia in Head and Neck Cancer - A Multicenter Randomized Clinical Trial, é tema do episódio 19 do podcast Conexão Cabeça e Pescoço, em formato de pílula, do Grupo Brasileiro de Câncer de Cabeça e Pescoço (GBCP).

 

Neste trabalho publicado em maio de 2024 foi conduzido um ensaio clínico randomizado, cego, de 3 braços e controlado por placebo, entre 29 de julho de 2013 e 9 de junho de 2021. A análise dos dados foi realizada de 9 de março de 2022 a 17 de maio de 2023. Os participantes são pacientes relatando xerostomia induzida por radiação de grau 2 ou 3 no período de doze ou mais meses pós-radioterapia para câncer de cabeça e pescoço, que foram recrutados em centros comunitários de câncer nos Estados Unidos que faziam parte da Base de Pesquisa do Programa Comunitário de Pesquisa em Oncologia do Wake Forest National Cancer Institute. Os participantes, que não tinham histórico de xerostomia, receberam radioterapia bilateral. 

 

Convidado para comentar o estudo, Ronaldo Cavalieri, radio-oncologista do OncoBeda – Centro Integrado de Oncologia, observa que nos últimos anos, mesmo com a evolução técnica da radioterapia, incluindo a radioterapia de intensidade modulada (IMRT), houve uma mudança no padrão desse efeito adverso. “Alguns anos atrás o quadro esse efeito era praticamente irreversível”, recorda.

 

Apesar da evolução, observa Cavalieri, a xerostomia segue sendo uma complicação frequente, de grande morbidade e que leva a problemas odontológicos. Por conta desse cenário, explica o especialista, vieram estudos que avaliam o possível benefício da acupuntura. “Esse estudo é bem interessante por ser o primeiro com um desenho randomizado, multicêntrico, cego, que avaliou a acupuntura em pacientes com toxicidade tardia relacionada à radioterapia com xerostomia tardia”, analisa.

 

O mérito do trabalho, segundo Cavalieri, está no fato de que as técnicas de acupuntura foram padronizadas - o que era uma deficiência de estudos anteriores – e foi feito com um número bem razoável de pacientes, que foi de 258. “Chama a atenção, por exemplo, nos critérios de elegibilidade, que esses pacientes tinham que ter feito radioterapia com inclusão da cadeia de drenagem bilateral, e, no mínimo, também teriam que ter feito radioterapia no período de 12 meses antes da acupuntura”, ressalta.

 

Os principais resultados mostram que na semana 4, as pontuações do Questionário de Xerostomia revelaram diferenças significativas entre os grupos, com pontuações mais baixas do Questionário de Xerostomia com acupuntura real (TA) quando comparada com higiene oral padrão e diferenças também entre TA e acupuntura falsa (SA). Não houve diferença significativa entre SA e SOH.  

 

Ronaldo Cavalieri complementa afirmando que o estudo é significativo para a conduta clínica, pois a xerostomia é uma complicação para a qual não há muito a fazer e acupuntura é um tratamento com morbidade baixa, não tendo sido detectado nenhum efeito adverso relacionado a ela na amostra de pacientes.

 

Toda a temática também foi comentada em episódio do Conexão Cabeça e Pescoço, o podcast, em formato de pílulas, do GBCP



OUÇA O PODCAST






Referência do estudo


Cohen L, Danhauer SC, Garcia MK, Dressler EV, Rosenthal DI, Chambers MS, Cusimano A, Brown WM, Ochoa JM, Yang P, Chiang JS, Gordon O, Crutcher R, Kim JK, Russin MP, Lukenbill J, Porosnicu M, Yost KJ, Weaver KE, Lesser GJ. Acupuncture for Chronic Radiation-Induced Xerostomia in Head and Neck Cancer: A Multicenter Randomized Clinical Trial. JAMA Netw Open. 2024 May 1;7(5):e2410421.

 


Disponível em:

 

Comments


Commenting has been turned off.
bottom of page