top of page

Quatro fatos sobre o câncer de laringe

O câncer de laringe é uma doença que pode se desenvolver em uma das três áreas do órgão:  supraglote, glote e subglote. Segundo dados do Instituto Nacional do Câncer (INCA), são estimados anualmente 7.560 novos casos da doença, que é mais prevalente em homens.



A detecção precoce do câncer de laringe traz a possibilidade de mais de 90% de chances de sucesso no tratamento. Por isso, é muito importante estar atento aos possíveis sintomas e buscar avaliação médica se perceber qualquer alteração.

Para isso, o primeiro passo é conhecer mais sobre a doença, que inclusive pode ser prevenida com algumas atitudes.


Veja aqui 4 fatos sobre o câncer de laringe que você precisa saber:


1 – o tabagismo e o consumo em excesso de bebidas alcoólicas são os principais fatores de risco para o desenvolvimento do câncer de laringe. Outros fatores que podem estar associados são: estresse e mau uso da voz, excesso de gordura corporal, exposição a óleo de corte, amianto, poeira de madeira, de couro, de cimento, de cereais, têxtil, formaldeído, sílica, fuligem de carvão e solventes.


2 – Geralmente os sintomas do câncer de laringe são: dor de garganta ou rouquidão persistente, alteração na qualidade da voz, leve dificuldade de engolir e sensação de "caroço" na garganta. Nas lesões avançadas das cordas vocais, além da rouquidão, podem ocorrer dor na garganta, dificuldade mais severa para engolir, dificuldade para respirar ou falta de ar.


3 – Cerca de 30% dos casos de câncer de laringe poderiam ser evitados com algumas mudanças de comportamento, como: manter o peso corporal adequado, não fumar cigarro, cachimbo, charuto, narguilé cigarro eletrônico, cigarro de palha, evitar o consumo de bebidas alcoólicas, falar pausadamente e de forma mais leve para evitar calos vocais.


4 – Para confirmação diagnóstica do câncer de laringe será necessária a realização de um exame chamado laringoscopia com a coleta de fragmentos da lesão (biópsia) para análise anatomopatológica. Por meio desse laudo é possível confirmar ou não o câncer e ter todas as informações sobre as características do tipo de câncer para a definição do melhor tratamento


bottom of page