top of page

Como é feito o diagnóstico do câncer de cabeça e pescoço

Geralmente, a suspeita de um câncer de cabeça e pescoço acontece quando surge alguma alteração no organismo, durante um exame de rotina ou em uma consulta com o dentista.



Nesse caso, é fundamental o encaminhamento desse paciente para avaliação de um médico especialista em cabeça e pescoço, que é quem poderá avaliar com precisão o caso e confirmar o diagnóstico, após a realização de exames específicos.


A primeira etapa é a avaliação do histórico clínico e físico do paciente, no qual o médico vai examinar o órgão em questão.


Exames de imagem como a tomografia computadorizada, ultrassonografia, radiografia, ressonância magnética também podem ser solicitados para a investigação diagnóstica. Porém, a confirmação do câncer somente é possível após a realização de uma biópsia, retirada de um pequeno fragmento da lesão para avaliação microscópica.


Existem vários tipos de biópsia e a indicação vai depender do local do tumor. Após a análise da biópsia é emitido um laudo anatomopatológico com todas as informações sobre as características do câncer para que seja possível determinar a melhor conduta de tratamento.


Quanto mais precoce for o diagnóstico, maiores são as chances de cura do câncer de cabeça e pescoço.

Comments


bottom of page