top of page

Como fica a alimentação após o tratamento do câncer de cabeça e pescoço?

O tratamento do câncer de cabeça e pescoço pode trazer impactos à rotina de vida dos pacientes e afetar, inclusive, a capacidade do paciente realizar sua alimentação em razão dos efeitos colaterais físicos e psicológicos. Esses efeitos são diversos e podem variar de paciente para paciente, dependendo da gravidade do tumor e da complexidade do tratamento realizado em cada caso.



No geral, estão relacionados à dificuldade de mastigação e de engolir os alimentos, boca seca (xerostomia) pela falta de produção de saliva suficiente, perda do paladar. Outro ponto importante é que esses impactos podem causar a falta de vontade de se alimentar e resultar na redução da ingestão de calorias e na desnutrição.


Dependendo da gravidade do tratamento, alguns pacientes vão precisar se alimentar por meio de sonda para que a nutrição seja o mais adequada possível. Assegurar um suporte profissional de um nutricionista com a indicação das melhores alternativas de alimentação é fundamental para minimizar esses impactos.


Confira aqui algumas orientações que podem ajudar em uma dieta nutricional equilibrada:


  • para facilitar a alimentação e a digestão, procure optar por alimentos triturados e pastosos, como purês, sopas e iogurtes. As frutas e legumes ao natural também podem ser processadas e são ótimas opções de alimentação saudável.

  • alimentos mais macios, como os peixes com escamas, guisados de carne e vegetais também podem ser amassados e triturados e trazer os nutrientes necessários.

  • escolher alimentos com alto teor de gordura, como leite integral queijos, azeite de oliva extravirgem, iogurte natural rico em gordura e sucos de fruta também fornecem calorias e nutrientes adicionais

  • a avaliação e acompanhamento de um nutricionista e de seu médico é importante também porque pode ser necessária a complementação da alimentação com suplementos e vitaminas

Conheça o nosso Cook Book “Faça sentido, faça sabor”. Nele você encontra orientações mais detalhadas sobre o assunto e receitas que podem auxiliar na alimentação do paciente após o tratamento do câncer de cabeça e pescoço.




Comments


bottom of page