Geralmente, um dos principais tipos de tratamento indicados para o câncer de cabeça e pescoço é a cirurgia para remoção total ou parcial do tumor. A indicação vai depender de alguns fatores importantes, como o tipo e subtipo do câncer, a sua localização, o estadiamento, o grau de agressividade e as condições clínicas do paciente.
Dentre as opções cirúrgicas que podem ser utilizadas, a cirurgia minimamente invasiva robótica vem ganhando espaço no tratamento do câncer de cabeça e pescoço e trazendo benefícios importantes ao paciente. Porém, nem todos os casos têm indicação para a técnica robótica. Essa avaliação é feita pelo cirurgião.
O que é a cirurgia robótica?
A cirurgia robótica surgiu na década de 1980 na Inglaterra e chegou ao Brasil em 2008. De lá para cá, o crescimento de procedimentos realizados com a técnica é cada vez maior e amplia-se a utilização em novas especialidades médicas. Atualmente é utilizada na urologia, ginecologia, oncologia, cirurgia torácica, cirurgia geral, do aparelho digestivo, bariátrica, pediátrica, de cabeça e pescoço e cardíaca.
Na cirurgia pela plataforma robótica, a intervenção é realizada por meio de um robô que consegue reproduzir todos os movimentos da mão do cirurgião, que é quem comanda o robô através de um console (similar a um joystick de videogame) próximo à mesa cirúrgica. Um dos braços robóticos tem um laparoscópio e os outros braços seguram pequenos instrumentos cirúrgicos que podem entrar em uma incisão de menos de um centímetro. As pinças robóticas fazem movimentos 360 graus e conseguem acessar regiões estreitas e angulosas.
São movimentos de alta precisão, difíceis de serem realizados diretamente com a mão humana. Por meio de um monitor 3D, os médicos acompanham todo o procedimento com visão em alta definição. Em cirurgia na garganta, as incisões são realizadas por dentro da boca, assim como para algumas doenças da tireoide. Para alguns tumores do pescoço podem ser realizadas em áreas não visíveis (como atrás da orelha).
Tipos de câncer de cabeça e pescoço que podem ter a indicação da Cirurgia Robótica
A indicação da cirurgia robótica é feita pelo cirurgião. Não são todos os pacientes que podem utilizar a técnica. Atualmente, a cirurgia robótica pode ser utilizada em alguns casos de câncer de laringe, faringe e tireoide e também quando é necessária a realização de esvaziamento cervical, procedimento para remover linfonodos (gânglios linfáticos) e vasos linfáticos que foram atingidos por um câncer.
A cirurgia robótica é uma técnica de alta complexidade e, por isso, é fundamental que o cirurgião seja experiente e certificado para realização do procedimento., pois o manuseio exige um treinamento específico.
Benefícios da Cirurgia Robótica no tratamento do câncer de cabeça e pescoço?
Menor tempo de cirurgia
Menor risco de infecções e complicações pós-cirúrgicas;
Menos dor e diminuição da perda de sangue e hemorragias;
Menor tempo de internação e volta mais rápida às atividades habituais.;
Incisões menores, com cicatrizes menores e mais discretas
Redução da necessidade de cirurgias reparadoras
Recuperação mais rápida, acelerando o retorno às atividades diárias.
Comments