top of page

Conheça as causas e sinais do câncer de faringe

O câncer de faringe é um dos tipos de câncer de cabeça e pescoço. Ele se desenvolve na região da garganta, podendo acometer três áreas: a nasofaringe, a orofaringe e a hipofaringe.



A maioria dos casos de câncer da faringe tem desenvolvimento silencioso, raramente apresenta sintomas em fases iniciais e por isso o diagnostico ocorre em fases mais avançadas da doença.Aqui vamos explicar cada um dos tipos de câncer que se desenvolvem na faringe, suas causas e principais sintomas.


Esteja atento e ao perceber qualquer alteração suspeita, procure uma avaliação com médico especialista


  • Câncer de Orofaringe: se desenvolve na parte da garganta localizada atrás da boca, a orofaringe, que é por onde passa o ar e os alimentos, inclui a base da língua, palato mole, amígdalas e/ou na parte lateral e parede posterior da garganta. A maioria dos casos de câncer de faringe são encontrados nessa região. As principais causas desse tipo de câncer estão relacionadas ao tabagismo, ao consumo excessivo de bebidas alcoólicas, hábitos alimentares irregulares e a infecção pelo Papilomavírus Humano – HPV, que é transmitida principalmente pelo contato sexual, nesse caso, oral.

  • Câncer de Nasofaringe:  se desenvolve na cavidade que possui forma de cubo, localizada atrás da cavidade nasal. Os fatores de risco, além do tabaco e do consumo de bebidas alcoólicas, estão relacionados a infecção pelo vírus Epstein-Barr (EBV),  a fatores genéticos e exposição a fumaça de madeira queimada. Os principais sintomas são aparecimento de massa na região do pescoço, obstrução nasal, dor de cabeça constante, infecção de ouvido recorrente e zumbido no ouvido.

  • Câncer de Hipofaringe:  se desenvolve na parte profunda da garganta, frequentemente invadem os linfonodos do pescoço. As causas estão relacionadas também ao tabagismo e ao consumo de bebidas alcoólicas, além da doença do refluxo gastroesofágico. Dentre os principais sintomas: dificuldade para engolir, dor de ouvido recorrente, perda de peso, aparecimento de nódulo ou massa no pescoço.

Comentarios


bottom of page