top of page
gbcpcomunicacao

O que é remissão do câncer?

Após o tratamento do câncer, o paciente espera pela notícia do médico dizendo que ele está curado. Porém, nessa situação o termo que o médico provavelmente irá utilizar é: você está em remissão do câncer.


remissão do câncer

Mas o que é remissão e qual a diferença para a cura do câncer?


A remissão do câncer ocorre quando há a regressão do tumor após o tratamento realizado, ou seja, houve a redução ou o desaparecimento dos sintomas e sinais do câncer nos exames.


Estar em remissão não é a mesma coisa que estar curado do câncer e, nesse caso, é necessário um acompanhamento regular com o médico para a realização de exames de controle. Entre eles estão: exames de sangue, raio X, ultrassom, ressonância magnética, tomografia computadorizada, PET-CT e cintilografia óssea.

 


Tipos de remissão do câncer


Existem dois tipos de remissão do câncer:


  • Remissão completa do câncer: após o tratamento, nos exames físicos, laboratoriais e de imagem, não são identificados sinais ou sintomas do câncer, ou seja, eles desapareceram

  • Remissão parcial do câncer: apesar do câncer ainda estar presente, os sintomas diminuíram. 

 

Cura do câncer e recidiva, que termos são esses?


Já o termo cura do câncer só deve ser utilizado após 5 anos de remissão completa do câncer após o tratamento. Ainda assim, após esse período o câncer pode retornar, o que chamamos de recidiva.


A recidiva ocorre quando restaram células cancerosa após o tratamento que não eram perceptíveis nos exames. Assim, o câncer pode reaparecer no mesmo local ou em outro órgão.

 

Comments


Commenting has been turned off.
bottom of page