Quando devo me preocupar com a rouquidão?
- gbcpcomunicacao
- há 18 horas
- 2 min de leitura
Nossa voz pode ficar rouca nas mais diversas situações, como fazer uma palestra o dia inteiro, ou ir a um show, cantar muito alto por muitas horas ou até mesmo um simples resfriado. Nesses casos, normalmente, a rouquidão pode aparecer espontaneamente, e em poucos dias, assim como surgiu ela deve ir embora. Mas, quando a rouquidão se mantém por mais tempo é preciso estar atento.

A rouquidão é uma alteração na qualidade da voz que ocorre quando as cordas vocais, localizadas na laringe, não conseguem vibrar adequadamente. Com isso a voz pode soar mais fraca, áspera ou com falhas.
Quando a rouquidão é sinal de alerta
Se a rouquidão persistir por mais de 15 dias é preciso buscar avaliação de um médico especialista. A rouquidão persistente pode estar relacionada a problemas mais sérios de saúde, inclusive o câncer de laringe.
Qual a relação da rouquidão com o câncer de laringe?
A laringe é órgão que contém as cordas vocais, responsável pela emissão da voz. É a laringe também que protege os brônquios e pulmões da entrada de partículas de alimentos durante a deglutição. Ela é formada por três partes:
Supraglote: está logo acima das cordas vocais. Tem a função de enviar comida pelo esôfago (o tubo que se conecta ao estômago) e impedir que alimentos e líquidos entrem nos pulmões;
Glote é onde estão as cordas vocais;
Subglote fica localizada abaixo das cordas vocais.
O câncer de laringe pode se desenvolver nessas três regiões, mas a maioria dos casos se desenvolve na glote.
Um dos principais sintomas do câncer de laringe é a rouquidão persistente. Por isso, a recomendação é se a rouquidão não melhorar após 15 dias, deve-se procurar avaliação de um médico otorrinolaringologista ou cirurgião de cabeça e pescoço para uma avaliação precisa.
Outros sinais que podem estar relacionados ao câncer de laringe são:
Dificuldade para engolir alimentos ou sensação de algo preso na garganta;
Dor de garganta ou de ouvido persistentes;
Nódulo (“caroço”) no pescoço;
Tosse constante;
Problemas respiratórios;
Perda de peso sem motivos.
Além do exame clínico, o médico pode solicitar a realização de uma laringoscopia, exame que pode ser feito no consultório, com a necessidade de coleta de fragmentos da lesão (biópsia) se for identificada suspeita para a confirmação ou não do câncer.
O diagnóstico e tratamento precoces são fundamentais para aumentar as chances de cura e preservar a qualidade de vida do paciente.
Outras causas da rouquidão
Nem toda rouquidão é sinal de câncer, existem outras condições que podem provocar esses sintomas:
Refluxo gastroesofágico;
Tabagismo;
Consumo de bebidas alcoólicas;
Infecções respiratórias;
Nódulos ou pólipos nas cordas vocais;
Alergias.
Atitudes para cuidar da voz
Evite o consumo de qualquer derivado do tabaco;
Evite o consumo excessivo de bebidas alcoólicas;
Tome muita água para hidratar as cordas vocais;
Evite forçar a voz e faça pausas da voz ao longo do dia;
Evite pigarrear pois isso pode irritar as cordas vocais.