top of page

Aumento da quantidade de cálcio no sangue pode ser indicativo de tumor na paratireoide

O tumor de paratireoide é raro e a maioria deles é benigna. O diagnóstico, geralmente, acontece por meio de um exame de sangue, quando é identificado aumento dos níveis de cálcio (hipercalcemia), ocasionando hiperparatireoidismo. Isso porque os tumores de paratireoide secretam uma quantidade de hormônio Paratormônio (PTH) muito acima do que é normalmente secretada pelas glândulas paratireoides.




Quando a pessoa tem hipercalcemia, os principais sintomas são cansaço, fraqueza, perda de apetite e de memória, constipação e aumento da vontade de urinar.


Dentre os tumores que se desenvolvem na paratireoide, o adenoma é o tipo benigno da doença mais comum. Já o tumor maligno é o carcinoma de paratireoide tem como principais fatores de risco a exposição à radioterapia no pescoço, histórico familiar de tumores de paratireoide e a síndrome de neoplasia endócrina múltipla (NEM) e tem desenvolvimento lento.


A maioria desses tumores são assintomáticos no início. Para diagnosticar a doença, é necessária a realização de alguns exames como tomografia computadorizada com ou sem biópsia, ressonância magnética (RM), cintilografia, ultrassonografia de alta resolução ou angiografia.

bottom of page