top of page

Existe câncer de cabeça e pescoço em crianças?





A incidência de tumores infantis é rara, porém é a primeira causa de morte por doença em crianças e, entre todas as causas, fica atrás somente dos acidentes. O Instituto Nacional do Câncer (Inca) estima, por ano, a ocorrência de 7.930 novos casos de câncer na faixa etária de 0 a 19 anos.


Entre crianças e adolescentes a variedade dos tipos de câncer é menor do que entre os adultos, essa faixa etária pode ser atingida por doenças como:


- Leucemia;

- Tumores cerebrais e do sistema nervoso central (SNC);

- Neuroblastoma, a maioria diagnosticado nas glândulas suprarenais

- Tumor de Wilms, que começa em um ou em ambos os rins;

- Linfomas: tumores que acometem os linfonodos (“ínguas”)


Entre os demais tipos de cânceres que também atingem o público infantil estão retinoblastoma (tumor na retina); tumor germinativo (das células que originam os ovários e os testículos); osteossarcoma (tumor ósseo); sarcomas (tumores de partes moles); e o câncer de cabeça e pescoço. Este, embora seja o quinto com maior incidência no Brasil entre os adultos, tem menor incidência entre crianças e adolescentes.


Como pode ocorrer o câncer de cabeça e pescoço em crianças


Quando esse tumor atinge crianças e adolescentes, geralmente é em partes como nasofaringe, glândulas salivares, tireoide, em partes moles (os chamados sarcomas) ou linfonodos (linfomas)


Quando os casos são identificados e tratados precocemente, as chances de cura podem ser em torno de 90%. No entanto, o câncer de cabeça e pescoço geralmente é silencioso nos estágios iniciais. Por isso, é preciso ficar atento à presença de sinais como:


- Aumento de linfonodos no pescoço;

- Obstrução nasal constante;

- Dificuldade para dormir ou ronco frequente;

- Secreção sanguinolenta que sai do ouvido ou nariz;

- Estrabismo - chamado também de “olho torto” e somente em casos mais raros.


Nem todos esses sintomas significam que a criança está com câncer. Na verdade, esses sinais exigem a avaliação de um especialista para um diagnóstico mais preciso, pois cada caso deve ser sempre analisado individualmente.


bottom of page