top of page

O câncer de cabeça e pescoço pode ser prevenido?

O câncer de cabeça e pescoço agrupa os tumores que se desenvolvem na face, fossas nasais, seios paranasais, boca, lábio, faringe, laringe, tireoide, glândulas salivares, tecidos moles do pescoço e paratireoide.



O câncer de cabeça e pescoço agrupa os tumores que se desenvolvem na face, fossas nasais, seios paranasais, boca, lábio, faringe, laringe, tireoide, glândulas salivares, tecidos moles do pescoço e paratireoide.


Boa parte dos diagnósticos ocorrem em razão de alguns hábitos de vida que são prejudiciais à saúde e, para se ter uma ideia, cerca de 40% dos casos de câncer de cabeça e pescoço poderiam ser evitados com a mudança desses hábitos, já que os principais fatores de risco para o desenvolvimento da doença são o tabagismo, o consumo excessivo de bebidas alcoólicas e a infecção pelo HPV – Papilomavirus Humano.


De acordo com dados do INCA - Instituto Nacional do Câncer, 80% dos diagnósticos da doença acontecem em fumantes ou ex-fumantes e o consumo de bebida alcoólicas está presente em 50% dos casos.

 

Quais atitudes devo tomar para prevenir o câncer de cabeça e pescoço?


1 - Não consumir nenhum produto derivado do tabaco (cigarro, narguilé, cachimbo, charuto, cigarro de palha entre outros)


2 - Não consumir bebida alcoólica em excesso


3 - Vacinar contra o Papilomavírus Humano – HPV, infecção transmitida durante a relação sexual, inclusive oral. O HPV é um dos principais fatores de risco para o desenvolvimento do câncer de cabeça e pescoço, principalmente de orofaringe.  A prevenção começa na infância com a vacina tetravalente contra o HPV que previne alguns tipos de vírus que causam a infecção. A vacina está disponível gratuitamente nos postos de saúde para meninas e meninos entre 9 e 14 anos; e homens e mulimunossuprimidos de 9 a 26 anos e mulheres de 9 a 45 anos.


4 - Adotar uma dieta equilibrada rica em frutas, verduras, legumes, fibras e cereais.


5 - Manter o peso adequado e praticar atividade física regularmente


6 - Usar preservativo durante a relação sexual


7 – Não se expor ao sol sem protetor solar, inclusive nos lábios


8 – Conhecer e estar atento aos possíveis sintomas e procurar avaliação médica em caso de suspeita, pois o diagnóstico precoce aumenta as chances de sucesso no tratamento.

Commenti


bottom of page