top of page

O que é o câncer de tireoide?

Aqui você encontra um guia sobre o câncer de tireoide


câncer de tireoide

O que é a tireoide?


A tireoide é uma glândula que se localiza na parte frontal do pescoço, abaixo da região conhecida como pomo de Adão e tem a forma de uma borboleta, com 2 lobos – o lobo direito e o lobo esquerdo – ligada por uma região chamada istmo.


É responsável por produzir hormônios que atuam na regulação do metabolismo do organismo, influenciam no desenvolvimento do corpo e na atividade do sistema nervoso.


Por que o câncer se desenvolve na tireoide?


Nódulos na tireoide são muito comuns e a maioria deles, cerca de 90% a 95%, são benignos. No Brasil, o câncer da tireoide é o tumor endocrinológico mais comum e um dos mais frequentes da região da cabeça e pescoço. Ele afeta cinco vezes mais as mulheres do que os homens e pode ocorrer em qualquer idade, sendo mais frequente na faixa dos 30 aos 50 anos.

 


Quais os tipos de câncer de tireoide?


O câncer de tireoide mais comum é o do tipo carcinoma bem diferenciado. Essa categoria inclui o carcinoma papilífero, que é o mais comum representando cerca de 80% dos casos e o carcinoma folicular.


O carcinoma papilífero se desenvolve nas células foliculares e geralmente é menos agressivo. Já o carcinoma folicular é mais raro no Brasil, mais agressivo e pode atingir pulmões e ossos.

Quais são as causas do câncer de tireoide?


Alguns fatores predispõem um maior risco para desenvolvimento do câncer de tireoide:


  •      Exposição à radiação: ter sido submetido à radioterapia na cabeça e pescoço, mesmo em baixas doses;

  • História familiar de câncer da tireoide e algumas síndromes genéticas como a Síndrome de Gardner e polipose familial a doença de Cowden, Síndorme de Li-Fraumeni;

  • D      ietas pobres em iodo;

  •   Obesidade;

  •         Tabagismo;

  •         Exposições hormonais e a poluentes ambientais.

 

Quais os sintomas do câncer de tireoide?


Algumas doenças podem apresentar os mesmos sintomas do câncer de tireoide. Por isso, ao notar alguma alteração, é importante buscar avaliação médica imediatamente


  •                   Nódulo ou inchaço no pescoço que pode crescer rapidamente;

  •                     Dor na parte anterior do pescoço, às vezes, irradiando para a região dos ouvidos;

  •                     Rouquidão ou outras alterações na voz que não desaparecem

  •                     Dificuldade para engolir;

  •                     Problemas respiratórios;

  •                     Tosse constante.

 

Como é feito o diagnóstico do câncer de tireoide?


Grande parte dos casos de câncer de tireoide no início não apresenta sintomas aparentes e por isso, a doença acaba sendo diagnosticada durante exames de rotina.


O diagnóstico normalmente é feito após realização de ultrassonografia do pescoço que identifica um nódulo. Para confirmar o diagnóstico de câncer, é necessária a realização de uma biópsia por meio de punção aspirativa para retirada de parte da lesão para avaliação microscópica. 

 

Mas você pode fazer o autoexame


Procure fazer o autoexame da tireoide mensalmente para observar se existe alguma alteração perceptível. Como fazer?


Fique em frente ao espelho e observe o pescoço por inteiro. Incline a cabeça para trás para que o pescoço fique mais exposto. Passe a mão pelo pescoço para identificar se existe algum caroço ou se a região está inchada. Beba um gole de água e ao engolir, a tireoide sobe e desce. Observe se existe algum aumento ou saliência enquanto isso.

 

Como é o tratamento para o câncer de tireoide?


O tratamento do câncer de tireoide inclui, na maioria dos casos, a cirurgia como padrão. Além disso, a iodoterapia e terapia hormonal também são protocolos muito utilizados. Para alguns casos específicos, a indicação pode ser o acompanhamento sem tratamento.


Em geral, a cirurgia e a iodoterapia são suficientes. Raramente a radioterapia e a quimioterapia são indicadas para tratar o câncer de tireoide. Em alguns casos, pode haver indicação de drogas-alvo.

 

 

Comments


bottom of page