Quando um câncer de cabeça e pescoço é detectado nos estágios iniciais, a chance de sucesso no tratamento é acima de 90%. Porém, se diagnosticado em uma fase avançada, a doença se torna mais agressiva e mais difícil de ser tratada. Esse cenário, infelizmente, é o que está presente no Brasil, em cerca de 80% dos novos casos de tumores nessa região - principalmente boca e garganta.
No país, a estimativa do Instituto Nacional do Câncer (INCA) é que, por ano, 36 mil pessoas sejam diagnosticadas com um câncer de cabeça e pescoço. Ou seja: são quase 29 mil pacientes que descobrem ter a doença em um estágio mais avançado. E por que isso ocorre?
Quais os motivos para que o diagnóstico do câncer de cabeça e pescoço seja tardio?
Uma das principais razões é o desconhecimento sobre os sintomas da doença que faz com que os sinais sejam ignorados ou sequer notados, assim como a ausência de um check-up de rotina.
Por isso, é preciso buscar a avaliação médica caso note que alguns desses sintomas estão presentes há três semanas ou mais:
Ferida na boca que não cicatriza;
Manchas esbranquiçadas ou vermelhas na boca;
Rouquidão;
Nódulo palpável no pescoço;
Dor de garganta que não melhora;
Dor ou dificuldade para engolir ou respirar;
Sangramento ou secreção persistente pelo nariz;
Dor no ouvido;
Dores de cabeça e tosse persistente.
Esses sinais não representam a certeza de um câncer de cabeça e pescoço, pois podem estar relacionados a outras condições médicas. Por isso, é tão importante buscar um especialista para descartar qualquer suspeita ou diagnosticar precocemente a doença quando as chances de sucesso no tratamento são muito maiores.
Outro ponto importante para auxiliar no diagnóstico precoce do câncer de cabeça e pescoço é a realização de exames de rotina. Esses tumores, nas fases iniciais, podem ser silenciosos e não manifestarem sinais. A escolha de quais exames serão feitos é estabelecida pelo médico, com base no histórico de saúde do paciente e da família. O importante é não negligenciar esse check-up periódico.
Ao juntar essas informações (sobre sintomas do câncer de cabeça e pescoço e os exames de rotina), é possível aumentar a chance do diagnóstico precoce da doença.
Dessa forma, as chances de sucesso no tratamento ultrapassam os 90% e as complicações/limitações pós-tratamento podem ser menores. São passos essenciais para o combate ao câncer.
Comments