top of page

Quais os estágios do câncer de cabeça e pescoço e como interpretá-los?

O diagnóstico do câncer de cabeça e pescoço tem especificidades diferentes para cada paciente. Isso se dá considerando que é preciso entender o tipo de câncer, o local (subsítio da lesão), o subtipo, o estágio em que a doença se encontra e o impacto que poderá causar em cada paciente.



A definição de qual é o estágio se chama estadiamento, um processo fundamental para a compreensão do câncer e auxiliar os médicos a avaliarem a conduta terapêutica mais adequada a cada caso.


O estadiamento do câncer de cabeça e pescoço pode ser feito após o exame físico e resultados de exames, como os de imagem, sangue e patológico (especialmente esse último, após análise da biópsia). Existem atualmente cinco estágios do câncer de cabeça e pescoço, conheça quais são:


Estágio 0:  chamado de carcinoma in situ, esse é o primeiro estágio. Nesse caso, foram encontradas células anormais com potencial para se tonarem câncer.


Estágio I:  esse é um momento inicial da doença, quando o tumor não tem mais do que dois centímetros e não atingiu os gânglios linfáticos ao redor.


Estágio II: nesse caso, o tumor está um pouco maior que o estágio anterior e passou dos dois centímetros - mas não ultrapassou os quatro centímetros e nem atingiu os gânglios linfáticos.


Estágio III: os tumores classificados como estágio III estão acima de quatro centímetros ou se espalharam para algum gânglio linfático do mesmo lado do pescoço que está o câncer - e esse linfonodo é menor que três centímetros.


Estágio IV:  esse é o estágio mais avançado, quando o tumor pode ser de qualquer tamanho, mas se espalhou para um tecido próximo ou outras áreas da cabeça e do pescoço; atingiu um linfonodo grande (com mais de três centímetros de tamanho) e do mesmo lado do pescoço que o tumor; ou afetou vários linfonodos de qualquer tamanho no mesmo lado do pescoço ou um linfonodo do lado do pescoço oposto ao tumor.


Além disso, se o câncer de cabeça atingiu outras partes do corpo, como os pulmões, em um processo chamado de metástase, também é classificado como estágio IV.

Comentários


bottom of page