top of page

DEPEND sugere nova abordagem para câncer de cabeça e pescoço HPV negativo

  • Foto do escritor: gbcpcomunicacao
    gbcpcomunicacao
  • 28 de jul. de 2025
  • 3 min de leitura

O estudo de fase 2 DEPEND avalia a combinação de imunoterapia e quimioterapia como tratamento neoadjuvante em pacientes com câncer de cabeça e pescoço, carcinoma escamoso com perfil HPV negativo.


podcast conexão cabeça e pescoço

O episódio 29 do Conexão Cabeça e Pescoço, podcast em formato de pílulas, produzido pelo Grupo Brasileiro de Câncer de Cabeça e Pescoço (GBCP), trouxe uma análise crítica sobre o estudo de fase 2 DEPEND, que avalia a combinação de imunoterapia e quimioterapia como tratamento neoadjuvante em pacientes com carcinoma escamoso de cabeça e pescoço com perfil HPV negativo.


Com mediação do oncologista Gilson Veloso, coordenador do Comitê de Comunicação e Marketing do GBCP, o episódio traz como convidada, para comentar o estudo, a oncologista clínica Nathalia Gimenes, do Grupo Oncoclínicas de São Paulo. 


Conduzido no University of Chicago Medicine Comprehensive Cancer Center, um centro colaborativo de pesquisa em câncer com sede em Hyde Park, em Chicago, nos Estados Unidos, o estudo clínico, publicado na revista JAMA Oncology, avaliou uma nova abordagem de tratamento para pacientes com câncer de cabeça e pescoço HPV-negativo — um subtipo da doença geralmente mais agressivo e com menor resposta às terapias convencionais. 


No protocolo em estudo, ocorre a combinação do nivolumabe (imunoterapia) com quimioterapia antes da radioterapia tradicional, com o objetivo de potencializar a resposta tumoral ainda nas fases iniciais do tratamento, permitindo adaptar a intensidade da radioterapia de acordo com a resposta individual do paciente. “Apesar de a quimiorradioterapia padrão ser eficaz, ela está associada a alta toxicidade. O estudo busca aumentar a sobrevida, mantendo qualidade de vida”, analisa Nathalia Gimenes.


Os participantes que apresentaram boa resposta ao tratamento inicial receberam uma radioterapia de menor intensidade. Dos 36 pacientes incluídos, 28 (78%) eram do sexo masculino, e a mediana de faixa etária foi de 58,9 anos. Todos os pacientes iniciaram o tratamento e estavam disponíveis para análise. A mediana de faixa de acompanhamento foi de 20 meses. O desfecho primário foi atingido, com uma taxa de resposta profunda após nivolumabe/quimioterapia neoadjuvante de 53%. A taxa de resposta objetiva foi de 86%. 


Outro dado relevante foi a preservação de linfonodos eletivos no grupo com boa resposta, sem aumento das recidivas regionais. Além disso, pacientes submetidos ao esquema descalonado apresentaram menos toxicidades, como mucosite e xerostomia. Apesar dos avanços, Gimenes alerta para limitações metodológicas. “A inclusão de pacientes com carcinoma de nasofaringe, que possuem comportamento biológico distinto, pode ter influenciado os resultados finais”. Ela também expressou ressalvas quanto ao uso de regimes sem platina na concomitância com a radioterapia.


Câncer de cabeça e pescoço HPV negativo: imunoterapia é nova fronteira ou cautela?


O estudo DEPEND é o primeiro a incorporar imunoterapia neoadjuvante em pacientes com câncer de cabeça e pescoço HPV negativo. No entanto, a especialista reforça que ainda não é o momento de descalonar o tratamento nesse grupo, que historicamente apresenta pior prognóstico. “Precisamos de dados robustos de fase 3 antes de considerar mudanças na prática clínica”, acrescenta a convidada. Ao final do episódio, o anfitrião Gilson Veloso, destacou que o DEPEND inaugura uma nova linha de investigação que pode, no futuro, transformar o manejo do câncer de cabeça e pescoço. “Mas ainda é preciso cautela”, reforça. 



O papo completo está disponível em episódio do Conexão Cabeça e Pescoço, o podcast, em formato de pílulas, do GBCP.



OUÇA O PODCAST





Referência do estudo


Rosenberg AJ, Juloori A, Jelinek MJ, Agrawal N, Cursio JF, Cipriani N, Lingen MW, Izumchenko E, Katipally R, Chin J, Ginat D, Pasternak-Wise O, Gooi Z, Blair E, Pearson AT, Haraf DJ, Vokes EE. Neoadjuvant Nivolumab Plus Chemotherapy Followed by Response-Stratified Chemoradiation Therapy in HPV-Negative Head and Neck Cancer: The DEPEND Phase 2 Nonrandomized Clinical Trial. JAMA Oncol. 2025 May 1;11(5):492-501. 


Disponível em: 


bottom of page