O câncer ocorre quando as células de algum órgão ou tecido do corpo começam a se multiplicar desordenadamente e sem controle. O câncer não é uma doença única, existe mais de 100 tipos de câncer que podem se desenvolver em qualquer parte do corpo, com características e comportamentos diferentes.
A classificação do câncer é feita de acordo com seu tipo, considerando a origem celular e localização primária, ou seja, o local onde ele teve origem, por exemplo: mama, pulmão, próstata.
Segundo o Instituto Nacional do Câncer (Inca) são estimados 625 mil novos casos de câncer esse ano Brasil. Por isso, é muito importante saber mais sobre a doença e estar atento aos fatores de risco e de prevenção.
Confira os principais mitos e verdades sobre o câncer:
Todo nódulo ou tumor é câncer?
Mito. Nem todo nódulo ou tumor é câncer. Ao observar alguma alteração no organismo, busque avaliação médica.
O câncer é contagioso?
Mito. Mesmo os tipos de câncer que são causados por vírus não são contagiosos, ou seja, não são transmitidos entre as pessoas.
O tabagismo é um dos principais fatores de risco para desenvolvimento do câncer?
Verdade. O tabagismo é um dos principais fatores de risco para o desenvolvimento de diversos tipos de câncer.
A alimentação pode ser fator de risco para o desenvolvimento do câncer?
Verdade. Alimentos industrializados, ultraprocessados, embutidos, ricos em sódio e açúcar influenciam no desenvolvimento do câncer. Entre eles estão: biscoitos recheados, salgadinhos, presunto, mortadela, salame, lasanhas e pizzas congeladas, macarrão instantâneo, bebidas açucaradas.
O câncer é hereditário?
Pode ser. Em cerca de 10% dos casos a origem tem relação com alterações genéticas, ou seja, a pessoa ao nascer já tem uma mutação do gene herdada, que indica o risco aumentado para desenvolvimento do câncer. A maioria dos cânceres não é hereditária. Os fatores de risco mais incidentes são os ambientais, aqueles que podem ser evitados, como a alimentação, o tabagismo, a obesidade, o sol sem proteção, consumo exagerado de bebida alcoólica, entre outros
Tristeza e ansiedade causam câncer?
Mito. Não há nenhum estudo científico que comprove essa teoria. A maioria dos casos de câncer tem como causa os fatores ambientais como alimentação desequilibrada, tabagismo, obesidade, sol sem proteção, consumo excessivo de bebida alcoólica, alguns vírus. Apenas cerca de 10% são de origem hereditária.
Após 5 anos do câncer, a pessoa está curada?
Mito. Existem tipos de câncer que a recidiva pode ocorrer, na maioria das vezes, nos primeiros cinco anos e outros tipos que podem ultrapassar esse período. Por isso, sempre será necessário o acompanhamento e avaliação do médico em cada caso.
O câncer pode ser prevenido?
Verdade. Cerca de 30% dos casos poderiam ser evitados com a adoção de hábitos saudáveis, entre eles: realizar atividades físicas regularmente, manter o peso adequado, adotar alimentação equilibrada (rica em frutas, verduras e legumes e pobre em açúcares, alimentos industrializados, processados, embutidos), não fumar, evitar o consumo excessivo de álcool, não se expor ao sol sem usar proteção, usar preservativo durante a relação sexual, tomar a vacina contra o HPV.
O câncer tem cura?
Depende. Alguns tipos de câncer podem ser curados, e essa possibilidade está diretamente relacionada ao diagnóstico precoce, ou seja, se descoberto em estágio inicial as chances de cura são maiores.
Commentaires