Pacientes com 70 anos ou mais, diagnosticados com carcinoma de cabeça e pescoço de células escamosas (CECP) recorrente ou metastático, tratados com o regime adaptado EXTREME, apresentaram sobrevida considerada promissora em estudo publicado na The Lancet Healthy Longevity.
O trabalho, conduzido por pesquisadores da França e Suíça, avaliou uma população idosa e bem selecionada em um ensaio de fase 2, em braço único. Intitulado, Adapted EXTREME regimen in the first-line treatment of fit, older patients with recurrent or metastatic head and neck squamous cell carcinoma (ELAN-FIT): a multicentre, single-arm, phase 2 trial, o estudo foi tema do episódio 22 do podcast Conexão Cabeça e Pescoço, do Grupo Brasileiro de Câncer de Cabeça e Pescoço (GBCP).
Convidada para comentar o estudo, a Dra. Lígia Traldi Macedo, oncologista e pesquisadora da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), analisa que o grande mérito deste estudo foi avaliar exatamente uma população sub-representada na literatura médico-científica. “O que eles fizeram foi, primeiramente, reunir pacientes com carcinoma escamoso de cabeça e pescoço, recorrente metastático não previamente tratado. Eles foram avaliados quanto as suas capacidades clínicas, de uma forma bem ampla e complexa”, comenta.
Entre 27 de setembro de 2013 e 20 de junho de 2018, foram inscritos 85 pacientes, dos quais 78 estavam na população por protocolo. Nesta amostra, 66 (85%) pacientes eram do sexo masculino e 12 (15%) do sexo feminino, e a idade mediana foi de 75 anos. O número mediano de ciclos de quimioterapia recebidos foi cinco. A resposta objetiva na semana 12 foi observada em 31 pacientes (40%) e eventos de morbidade foram observados em 24 pacientes (31).
Nenhum evento adverso fatal ocorreu. Quatro pacientes apresentaram diminuição da autonomia funcional no período de um mês após o término da quimioterapia em relação ao valor basal. Durante a quimioterapia, os eventos adversos de grau 3-4 mais comuns foram eventos hematológicos (leucopenia, neutropenia, trombocitopenia e anemia), mucosite oral, fadiga, erupção cutânea acneiforme e hipomagnesemia. Entre 44 pacientes que receberam cetuximabe durante a fase de manutenção, os eventos adversos de grau 3-4 mais comuns foram hipomagnesemia e erupção cutânea acneiforme. Quanto aos desfechos secundários de sobrevida, o seguimento mediano da população por protocolo foi de 71,8 meses, com uma sobrevida global mediana de 15,8 meses e sobrevida livre de progressão de 6 meses.
“O que nós podemos dizer desse estudo é que sim, é possível aplicar EXTREME. Mas, claro, como se trata de um estudo de fase 2, de braço único, nós temos que tomar alguma cautela. A primeira questão é que se trata de um estudo com uma seleção rigorosa de pacientes. Então, embora os pesquisadores tenham o objetivo de avaliar uma população idosa, ela é extremamente selecionada também”, contemporiza.
Outra questão, complementa a convidada, é que esse estudo foi desenhado antes da fase do pembrolizumabe e da imunoterapia. “Então ele avalia especificamente o EXTREME e agora nós temos também outras alternativas terapêuticas que acabaram não sendo avaliadas, porque na época que o estudo foi desenhado ainda não se tinham esses dados”, alerta. De acordo com Lígia Traldi Macedo, em sua prática diária, o que ela costuma fazer mais é EXTREME. “No paciente idoso eu olho principalmente para a performance clínica e sempre tendo em mente que o paciente idoso é de maior risco, devendo ser tratado com cautela”, orienta.
O papo completo, com mediação da oncologista clínica Dra. Aline Lauda, está disponível em episódio do Conexão Cabeça e Pescoço, o podcast, em formato de pílulas, do GBCP.
OUÇA O PODCAST
Referência do estudo
Guigay J, Le Caer H, Ferrand FR, Geoffrois L, Saada-Bouzid E, Fayette J, Sire C, Cupissol D, Blot E, Guillet P, Pavillet J, Bozec L, Capitain O, Rolland F, Debourdeau P, Pointreau Y, Falandry C, Lopez S, Coutte A, Chatellier T, Dalloz P, Ortholan C, Michel C, Lacas B, Cheurfa N, Schwob D, Bourhis J, Mertens C, Aupérin A; ELAN Group including Gustave Roussy, Unicancer GERICO and H&N groups, and GORTEC. Adapted EXTREME regimen in the first-line treatment of fit, older patients with recurrent or metastatic head and neck squamous cell carcinoma (ELAN-FIT): a multicentre, single-arm, phase 2 trial. Lancet Healthy Longev. 2024 Jun;5(6):e392-e405. doi: 10.1016/S2666-7568(24)00048-5.
Disponível em:
Comments