A radioterapia, ao lado da quimioterapia e da cirurgia são os principais tipos de tratamento para o câncer de cabeça e pescoço.
O procedimento utiliza radiações ionizantes para destruir ou diminuir o tumor ou impedir a sua progressão. Em razão da evolução tecnológica, a eficácia da radioterapia também evoluiu, com a maior precisão da aplicação na área afetada e a redução dos efeitos colaterais e de toxicidade nas regiões não afetadas pelo câncer.
Quais são os tipos de radioterapia?
Em razão da evolução tecnológica, a eficácia da radioterapia também evoluiu, com a maior precisão da aplicação na área afetada e a redução dos efeitos colaterais nas regiões sadias não afetadas pelo câncer.
Existem duas formas de radioterapia:
Teleterapia (externa): realizada por meio de um equipamento chamado acelerador. Nessa técnica, existe uma distância física entre o paciente e a fonte da radiação.
Braquiterapia (interna): geralmente as fontes de radiação ficam em contato direto com os tecidos a serem irradiados.
A definição da técnica a ser utilizada é determinada pela equipe médica envolvida que leva em consideração as especificidades do tipo de câncer e as condições clínicas do paciente.
Dentre as técnicas disponíveis para o tratamento do câncer de cabeça e pescoço estão:
Radioterapia com Modulação da Intensidade do Feixe (IMRT)
Essa técnica geralmente é utilizada em tumores que ainda não foram irradiados pode ser usada após a cirurgia ou como primeiro tratamento. Permite fornecer doses mais precisas de radiação no tumor, reduzindo o risco do tecido saudável ser exposto. O procedimento utiliza a tomografia e a depender a ressonância magnética e o PET-CT.
Braquiterapia
Geralmente é utilizada para tratar paciente que já foi irradiado anteriormente. A técnica usa cateteres que são colocados diretamente no tumor ou dentro dele e uma fonte guiada por um microcomputador acessa essa região e irradia o tumor
Radioterapia Estereotáxica Fracionada (REF)
Geralmente, também é utilizada para tratar pacientes que já foram irradiados anteriormente. Por meio dessa técnica é possível a aplicação de altas doses de radiação de forma precisa com pequeno número de frações, poupando os tecidos saudáveis ao redor.
Radioterapia Intraoperatória
Geralmente, também é utilizada para tratar pacientes que já foram irradiados anteriormente. É realizada durante o procedimento cirúrgico, quando o tumor recidivado está sendo ressecado. O equipamento é inserido no local do tumor para a aplicação da radiação em alta dose em apenas uma fração logo após a retirada do tumor
Commentaires